CONHEÇA A

SANTA CASA GENERAL SALGADO

HISTÓRICO

A primeira tentativa de construir a Santa Casa foi através do Dr. Bruno Martins, prefeito, mas por problemas políticos, mudou-se de General Salgado, deixando um prédio construído, hoje onde funciona a Faculdade Unopar.

A segunda tentativa foi no meado dos anos 70, o prefeito Chico retornou o projeto do Dr. Bruno, mas o prédio já estava desatualizado perante as exigências da Saúde Pública.

Foi então, que o saudoso Messias Moreira, mais conhecido como “Fichinha”, secretário da Prefeitura, doou o terreno, onde o prefeito Chico iniciou a Construção, sem contudo terminar. Assumiu a Prefeitura em seguida, Dr. Norival Cabrera, que retomou a Construção em parceria com Dr. Kleber de Santana Sales que era Delegado da Arena, conseguindo juntos então, do Governador Paulo Egydio, uma verba de 70.000 mil cruzeiros, que alavancou o término da construção. Faltava então quase tudo, foi quando Dr. Kleber e Dr. Norival tiveram a idéia de colocar em funcionamento a Santa Casa . No ano de 1.979 foi realizado o Convênio com o FUNRURAL, que pagava 700,00 cruzeiros por mês, que não dava para cobrir as despesas. Foi então que Paulo Maluf ganhou a eleição indireta para Governador e com 17 dias, telefonou e doou para o Dr. Kleber, que já era provedor, uma verba no valor de Hum milhão e trezentos mil cruzeiros, recurso suficiente para equipar toda a Santa Casa . Em 1.984 foi desativada a Clínica do Dr. Kleber que trouxe o material que dispunha para a Santa Casa, iniciando os atendimentos aos beneficiários do INPS.

ATUALIDADE

A Santa Casa de Misericórdia Nossa Senhora das Dores de General Salgado, CNPJ 48.433.452/0001/93, entidade filantrópica sem fins lucrativos, localizada na Rua Nadyr Garcia, nº 555 – centro – General Salgado, fundada em 15/09/1979, é um Hospital Geral, que atende uma população estimada em 12.000 habitantes, sendo crianças, adolescentes, homens, mulheres e idosos, abrangendo os municípios de São João de Iracema, Nova Castilho e Magda e destina mais de 60% de sua capacidade instalada ao Sistema Único de Saúde. Atende também uma clientela sazonal, que são os funcionários das Usinas de Álcool.

Realiza atendimentos de Urgência e Emergência, Internação, Ambulatório e Pronto Socorro. As internações são realizadas na área de Clinica Médica e Pediatria de baixa e médica complexidade. Oferece serviços de SADT: Raio X, Ultrassonografia, eletroencefalograma, eletrocardiograma, exames laboratoriais, exames patológicos, fisioterapia, inaloterapia.

A Santa Casa enfrenta dificuldades financeiras, pois a grande maioria dos atendimentos são prestados aos pacientes do SUS, que repassa recursos insuficientes para cobrir as despesas dos atendimentos.

NOTÍCIAS DA

SANTA CASA GENERAL SALGADO